ESG na Dimensão Social - Projeto Roda de Mulheres Empreendedoras do Litoral da Caucaia CE
Aline Barranco e Fabrícia Fernandes
1 – Quem Somos e o que fazemos: O Instituto W4F é uma Organização não Governamental que trabalha em dois pilares: sustentabilidade e inovação, conectando comunidade, empresas e governo em ações que promovam os 17 objetivos Globais ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. O Hub do Cumbuco, espaço físico do Instituto, possui as seguintes instalações, disponíveis gratuitamente para a comunidade: um coworking com acesso à internet, uma biblioteca e uma arena com telão e projetor. É nesse espaço que realizamos as rodas de mulheres nas primeiras e na últimas quarta-feira do mês, das 18h às 19:30h.
2 – Da Concepção do Projeto: O ano era de 2021, o país e mundo ainda em pandemia da COVID-19. Estávamos no Cumbuco, litoral da Caucaia. Na comunidade ouvíamos as mulheres: sobrecarregadas com o home office, visibilidade das relações familiares desgastadas pela convivência diuturna, desemprego, descrédito de companheiros em sua capacidade de empreender, desinformação sobre os vários aspectos que envolvem um negócio e como lidar com suas questões pessoais e emocionais. Em setembro, ainda sem muita certeza dos caminhos que iriamos trilhar, mas com a certeza de que era preciso uma ação que focasse o 5º Objetivo da ONU: Igualdade de Gênero, em relação ao item “empoderamento de mulheres e meninas”. Assim surgiu a Roda de Conversa de Mulheres Empreendedoras, cujo objetivo é desenvolver pessoal e profissionalmente mulheres que buscam empreender ou que procuram um espaço de escuta e acolhimento. A palavra da roda é sororidade – “juntas somos mais fortes”.
3 – Dos Desafios Enfrentados: Consideramos que o principal desafio foi atrair o nosso público-alvo, começamos com cerca de seis mulheres e contamos muito com o “chama a irmã, a amiga, a vizinha...”, mais até que com as redes sociais que utilizamos.
4 – Um Salto no Tempo: Chegamos a 2023 com 90 mulheres participando do grupo, entre artesãs, revendedoras de produtos diversos, proprietárias de pousada, hostel, agência de turismo, com mais de 85% já formalizadas enquanto empresa. Em 2022 as artesãs, produtoras de alimentos e revendedoras se organizaram para realizarem uma feira de rua, onde expõem e vendem seus produtos.
A “Cumbufeira”, como foi batizada, tem autogestão e teve a sua 60ª edição em novembro, completando um ano de funcionamento semanal, aos sábados. Nesses de 2 anos da roda foram mais de seis mil horas de roda de conversa e em 60 feiras, mais de 1200 presenças de empreendedoras e mais de 6 mil visitantes. À equipe do Hub cabe conseguir a autorização junto a Prefeitura e, inicialmente, realizar reuniões com os comerciantes da rua onde a feira acontece, apresentando o projeto e fazendo acordos sobre o que iria ser comercializado na feira para não impactar o comércio local. Reconhecemos que ainda temos muito que caminhar, mas hoje podemos afirmar que conseguimos, para uma parte da comunidade, atingir mais 2 objetivos da ODS ONU: 8º: “trabalho descente e crescimento econômico” e 3º: “saúde e bem-estar”, integrando pequenas empreendedoras ao efervescente comércio da vila do Cumbuco e discutindo, a partir de profissionais voluntários, aspectos da vida pessoal, emocional e de saúde das mulheres.
A Vida que Queremos Ter Você e sua empresa enxergam crises ou oportunidades?...
→ Leia mais...Risco e Perigo: qual a diferença? Fatos que ocorreram em Brumadinhos, Mariana...
→ Leia mais...Baseada no artigo de @Paulo Fernando Silvestre Jr., publicado no seu canal Macac...
→ Leia mais...