A Vida que Queremos Ter
Você e sua empresa enxergam crises ou oportunidades? Esta pergunta nos assombra a cada decisão, mas, ao longo das carreiras e da vida, as pessoas vão perdendo o brilho nos olhos e a capacidade de aceitar novos desafios.
O ser humano não é alguém em busca da felicidade, mas sim alguém em busca de uma razão para ser feliz, através - e isto é importante - da manifestação concreta do significado inerente e latente numa situação vivenciada.
Assim, a busca pela vida que queremos viver vai além da revelação e da abertura espiritual, embora exija crescimento espiritual. Significa encarar a vida como um trabalho criativo, vivê-la da perspectiva criativa, e não reativa.
No caminho dessa perspectiva criativa, necessária para enfrentar os desafios que as oportunidades apresentam, é preciso que se encontre sentido para o que faz. O fazer por fazer ou porque sempre foi feito assim nos torna reativos.
A capacidade de se engajar e engajar pessoas é indispensável. “Uma andorinha não faz verão”. Com senso de direção, visão compartilhada e fé é possível vencer os desafios, assim foi desde os tempos bíblicos com os hebreus em sua caminhada pelo deserto, durante 40 anos.
Como no Mito da Caverna, de Platão, em que o morador que saiu da caverna vislumbrou outro mundo com natureza, cores, “imagens” diferentes do que estava acostumado a “ver”, é preciso conhecer outras realidades para alimentar o sonho. Desenvolvimento pessoal e profissional é a chave para soluções criativas.
Não tema o desconhecido. Avalie os riscos, reconheça as oportunidades. Faça a gestão destes. Estabeleça estratégias.
A comunicação é transformadora. Dá forma às interações sociais, congrega pessoas e faz o grupo ser o que é. Então, num ciclo vital, ouvir, falar, transmitir ideias, observar sua repercussão mantém a chama da vida acesa.
Por último, ninguém vive sem amor – reconhecer, valorizar os êxitos e conquistas.
Você e sua empresa estão criando ou reagindo? Como você administra sua vida e sua empresa? Tipo siri na lata, muita zoada e não sai do lugar? Ou tipo bombeiro, um incêndio a cada dia?
Vamos conversar sobre isso? estou em aline@rcp.srv.br
ESG na Dimensão Social - Projeto Roda de Mulheres Empreendedoras do Litoral da...
→ Leia mais...Risco e Perigo: qual a diferença? Fatos que ocorreram em Brumadinhos, Mariana...
→ Leia mais...Baseada no artigo de @Paulo Fernando Silvestre Jr., publicado no seu canal Macac...
→ Leia mais...