Sobre recursos hídricos

Sobre recursos hídricos
Meio Ambiente

31/05/2020

Qualidade da água e o seu reuso

Parece que reuso de água é novidade, mas fui de um tempo em que a água na torneira era rara. Então menino tomava banho em cima da bacia para aproveitar a água no vaso sanitário e em dias de chuva grossa, corríamos com baldes para aparar a água na biqueira.

O mundo mudou, a capacidade de captação e tratamento de água cresceu. Passamos a ter acesso à água com fartura, pelo menos nas grandes cidades e onde a seca não assola.

O mundo cresceu, a demanda aumentou e passamos a usar a água como se fosse um recurso inesgotável – torneiras abertas enquanto ensaboamos a louça, banhos demorados, vassouras hidráulicas, pequenos vazamentos em torneiras e vasos sanitários, processos ainda sem controle em grandes indústrias. Surge um novo termo: crise hídrica – falta água e não é só no semiárido do nordeste, no sertão, falta água no sudeste, em São Paulo.

O aumento da população e a ocupação do solo com a execução de atividades que podem ser prejudiciais ao uso presente, futuro e potencial do recurso hídrico também impactam a preservação dos mananciais e à da renovabilidade do ciclo hidrológico. Poluímos e consumimos mais que a disponibilidade de água de boa qualidade para consumo.

Se quisermos ter água para nós e para as próximas gerações, é urgente encontrar uma forma de controlar os aspectos e minimizar os impactos que as pessoas e organizações têm sobre o meio ambiente. Um Sistema de Gestão Ambiental surge como capaz de mediar à relação das organizações e das pessoas com o meio ambiente, promovendo ações de prevenção e controle da degradação e a manutenção do equilíbrio entre demanda e oferta de recursos naturais.

As formas de reuso da água ganham novo desenho, agregam tecnologia e numa das ações possíveis do Sistema de Gestão Ambiental tem apresentado um impacto positivo quanto à preservação de mananciais, o seu uso criterioso e redução de despejos poluentes, promovendo o controle da poluição hídrica.

Os projetos de reuso de água em condomínios e prédios residenciais e comerciais, shoppings, industriais, prédios públicos e na agricultura aparecem como parte da solução, diminuindo a exploração dos mananciais.

Bom para o meio ambiente, bom para você ou para sua empresa: os projetos de reuso da água influem diretamente na redução da despesa com o fornecimento de água tratada pelo setor público, redução de custo e maior benefício para todos. Que tal adotar soluções tecnológicas para reuso da água?

José Luiz de Carvalhaes Pinheiro


Posts Relacionados

A Vida Que Queremos Ter !!!!

A Vida Que Queremos Ter !!!!

A Vida que Queremos Ter Você e sua empresa enxergam crises ou oportunidades?...

→ Leia mais...
Mulheres Empreendedoras

Mulheres Empreendedoras

ESG na Dimensão Social - Projeto Roda de Mulheres Empreendedoras do Litoral  da...

→ Leia mais...
Risco e Perigo: qual a diferença?

Risco e Perigo: qual a diferença?

Risco e Perigo: qual a diferença? Fatos que ocorreram em Brumadinhos, Mariana...

→ Leia mais...
José Luiz de Carvalhaes Pinheiro

José Luiz de Carvalhaes Pinheiro


Eng. José Luiz de Carvalhaes Pinheiro: Engenheiro mecânico e de Segurança do trabalho, MBA em Gestão pela Qualidade. Consultor e auditor líder, gerenciamento em Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente (QSMS). Consultor do SEBRAE-RJ e instrutor em treinamentos de SMS, qualidade, planejamento estratégico, risco, processos e desenvolvimento de pessoas. Professor em cursos de pós-graduação e em planejamento. Consultor SEBRAE por mais de 15 anos. Exerceu gerências em empresas nacionais e internacionais, tendo como destaque Estaleiro Caneco, A.Araújo Eng, Petrobras/ Braspetro, Techint Eng. e Galvão Eng.

→ Veja o Perfil Completo