Sobre recursos hídricos

Sobre recursos hídricos
Meio Ambiente

31/05/2020

Qualidade da água e o seu reuso

Parece que reuso de água é novidade, mas fui de um tempo em que a água na torneira era rara. Então menino tomava banho em cima da bacia para aproveitar a água no vaso sanitário e em dias de chuva grossa, corríamos com baldes para aparar a água na biqueira.

O mundo mudou, a capacidade de captação e tratamento de água cresceu. Passamos a ter acesso à água com fartura, pelo menos nas grandes cidades e onde a seca não assola.

O mundo cresceu, a demanda aumentou e passamos a usar a água como se fosse um recurso inesgotável – torneiras abertas enquanto ensaboamos a louça, banhos demorados, vassouras hidráulicas, pequenos vazamentos em torneiras e vasos sanitários, processos ainda sem controle em grandes indústrias. Surge um novo termo: crise hídrica – falta água e não é só no semiárido do nordeste, no sertão, falta água no sudeste, em São Paulo.

O aumento da população e a ocupação do solo com a execução de atividades que podem ser prejudiciais ao uso presente, futuro e potencial do recurso hídrico também impactam a preservação dos mananciais e à da renovabilidade do ciclo hidrológico. Poluímos e consumimos mais que a disponibilidade de água de boa qualidade para consumo.

Se quisermos ter água para nós e para as próximas gerações, é urgente encontrar uma forma de controlar os aspectos e minimizar os impactos que as pessoas e organizações têm sobre o meio ambiente. Um Sistema de Gestão Ambiental surge como capaz de mediar à relação das organizações e das pessoas com o meio ambiente, promovendo ações de prevenção e controle da degradação e a manutenção do equilíbrio entre demanda e oferta de recursos naturais.

As formas de reuso da água ganham novo desenho, agregam tecnologia e numa das ações possíveis do Sistema de Gestão Ambiental tem apresentado um impacto positivo quanto à preservação de mananciais, o seu uso criterioso e redução de despejos poluentes, promovendo o controle da poluição hídrica.

Os projetos de reuso de água em condomínios e prédios residenciais e comerciais, shoppings, industriais, prédios públicos e na agricultura aparecem como parte da solução, diminuindo a exploração dos mananciais.

Bom para o meio ambiente, bom para você ou para sua empresa: os projetos de reuso da água influem diretamente na redução da despesa com o fornecimento de água tratada pelo setor público, redução de custo e maior benefício para todos. Que tal adotar soluções tecnológicas para reuso da água?

José Luiz de Carvalhaes Pinheiro


Posts Relacionados

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas

Baseada no artigo de @Paulo Fernando Silvestre Jr., publicado no seu canal Macac...

→ Leia mais...
Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco?

Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco?

Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco? Por: MSc. Aline...

→ Leia mais...
Medir e Avaliar

Medir e Avaliar

Por Msc. Aline Barranco, gestora de RCP Consultoria Medir e Avaliar Em 201...

→ Leia mais...
José Luiz de Carvalhaes Pinheiro

José Luiz de Carvalhaes Pinheiro


Eng. José Luiz de Carvalhaes Pinheiro: Engenheiro mecânico e de Segurança do trabalho, MBA em Gestão pela Qualidade. Consultor e auditor líder, gerenciamento em Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente (QSMS). Consultor do SEBRAE-RJ e instrutor em treinamentos de SMS, qualidade, planejamento estratégico, risco, processos e desenvolvimento de pessoas. Professor em cursos de pós-graduação e em planejamento. Consultor SEBRAE por mais de 15 anos. Exerceu gerências em empresas nacionais e internacionais, tendo como destaque Estaleiro Caneco, A.Araújo Eng, Petrobras/ Braspetro, Techint Eng. e Galvão Eng.

→ Veja o Perfil Completo