Assuma o controle da sua carreira

Assuma o controle da sua carreira
Gestão de pessoas

10/04/2021

Assuma o controle da sua carreira

Publicado em 7 de abril de 2021

Roberto Paolini

HR Head | HR Director | Chief People Officer | Diretor de RH | HR Board Council Member | HRBP | Employee Experience

Quão donos realmente somos de nossas carreiras?

Quanto trabalhamos a nossa empregabilidade ao longo de nossos diversos momentos profissionais?

Quantas vezes paramos para pensar sobre onde queremos chegar e quais os melhores caminhos a trilhar?

Apesar de sabermos o quão importante é planejarmos e executarmos os passos necessários para o a construção de nossas carreiras, a verdade é que inúmeras vezes acabamos por negligenciar o nosso próprio desenvolvimento em detrimento de outros aspectos de nossas vidas. Deixamos de escolher ou decidir e muitas vezes temos nossos caminhos direcionados pelas empresas em que estamos ou pelos negócios que, de alguma forma, nos envolvemos.

A construção de nossa carreira é um aspecto muito valioso para ser delegado a outros ou mesmo deixá-la simplesmente acontecer ao acaso ou à sorte. É preciso pensar sobre ela e tratá-la como qualquer outro tema merecedor de atenção dentre tantos que estão presentes em nossas atribuições.

Não importa o momento ou o estágio profissional que nos encontremos, sempre há algo pela frente. Para os mais jovens, inúmeros caminhos e bifurcações surgirão, assim como oportunidades não esperadas ou não planejadas. Escolhas certas e orientadas àquilo que se almeja trilhar serão fundamentais para a construção de uma carreira sólida e orientada à propósitos pré-definidos. Para os mais experientes, onde parte do caminho já tenha sido percorrido, sempre haverá o próximo passo e é importante entender a melhor forma de chegar lá.

Pesquisas entre jovens em início de carreira nos mostram o desejo das novas gerações em experimentar e trabalhar em áreas diferentes, passando por até cinco ou seis áreas distintas ao longo de sua vida profissional.

O planejamento da carreira é fundamental para poder conciliar estas aspirações dentro de uma trilha que faça sentido sob os aspectos de vivências e experiências que se complementem ao longo do trajeto. Alia-se a isto as questões de formação acadêmica, idiomas e demais competências que sejam importantes de serem desenvolvidas durante o percurso. Se ainda não temos a certeza do destino final que queremos chegar, é importante pensarmos em alguns destinos possíveis e percursos ou rotas que possam ser aproveitadas.

Com o aumento da expectativa de vida, nossa trajetória fica mais longa e mais ainda merecedora de atenção.

E quanto à formação de sucessores? Já parou para pensar que a forma mais adequada para você buscar o seu próximo passo de carreira é ter um sucessor efetivamente desenvolvido para a sua posição? Trabalhe nisso. Forme mais de um sucessor para ocupar o seu lugar para que sempre haja opção de escolha; pense e trabalhe sobre os seus próximos movimentos profissionais.

Para manter o curso de forma ordenada, pense numa linha do tempo, cruzando idades ou momentos de vida, com as etapas de sua carreira e os lugares, empresas, áreas, segmentos de mercado ou posições que gostaria de estar. Fixe milestones para balizar a sua rota e te ajudar no acompanhamento. Assim, quando eventualmente desviar do caminho, será mais fácil ajustá-lo.

Você tem o hábito de solicitar feedback a respeito de seu trabalho, postura, atitudes e conduções de suas atividades? Somente podemos ajustar estes pontos se soubermos como os outros nos enxergam. Pode ser que a demora em alcançar determinada meta em sua carreira esteja sendo impactada por algo que esteja ao seu alcance mudar.

E quanto às novas formas de trabalho decorrentes do isolamento social que fomos obrigados a vivenciar em todo o planeta? Você já incorporou as novas competências necessárias para transitar de forma efetiva nos novos modelos de gestão à distância? Se compararmos nossa trajetória de carreira a uma viagem de trem, estas novas habilidades certamente compõe uma nova estação, com parada obrigatória.

Outro ponto muito importante é o alinhamento de nossas escolhas aos nossos propósitos e valores. Procure empresas e atividades que tenham valores e propósitos coincidentes com os seus. Parece óbvio, mas muitas vezes optamos pelo mais fácil, pelo mais rentável e deixamos as coisas mais importantes em segundo plano. O resultado? Infelicidade.

 

Resumindo:

1.      Pense no seu propósito e valores;

2.      Busque empresas, negócios e posições que se alinhem aos seus princípios, propósitos e valores;

3.      Complemente sua formação e atualize-se constantemente;

4.      Desenhe a sua rota ideal quanto a empresas, áreas, negócios e posições que almeja ocupar;

5.      Forme sucessores;

6.      Cruze sua rota com uma linha do tempo, pensando em toda a sua longevidade profissional;

7.      Estabelece milestones – trate-os efetivamente como pontos de controle e acompanhe-os;

8.      Peça feedback;

 

9.      Ajuste a rota, se necessário.

 

Por último e o mais importante: seja feliz!

Este sempre será seu melhor indicador de que você está na rota correta


Posts Relacionados

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas

Baseada no artigo de @Paulo Fernando Silvestre Jr., publicado no seu canal Macac...

→ Leia mais...
Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco?

Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco?

Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco? Por: MSc. Aline...

→ Leia mais...
Medir e Avaliar

Medir e Avaliar

Por Msc. Aline Barranco, gestora de RCP Consultoria Medir e Avaliar Em 201...

→ Leia mais...