Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco?

Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco?
Gestão de pessoas

07/11/2023

Aspectos Psicossociais: por que avaliar os fatores de risco?

Por: MSc. Aline Barranco

A Organização Mundial da Saúde descreve os fatores psicossociais como os aspectos que definem a interação subjetiva entre o trabalhador e seu trabalho, os quais interferem na vivência de bem-estar no trabalho e nos processos de descompensações na saúde, seja mental ou física.

Considerando a literatura existente podemos afirmar que os fatores de risco psicossociais estão relacionados à interação entre os indivíduos e seu trabalho, compreendendo o desempenho profissional; o controle e autonomia - inclusive em relação às funções, tarefas e atividades realizadas; a forma de organização dos esquemas de produção; a jornada e intensidade do trabalho; às características organizacionais e o ambiente interno e externo no qual as organizações de trabalho se inserem.

Estes fatores, quando não gerenciados de forma adequada, relacionam-se a muitos agravos à saúde do trabalhador, como por exemplo, transtornos mentais, acidentes de trabalho, suicídio e abuso de substância, impactando o clima organizacional e a produtividade.

A avaliação de fatores de risco pressupõe a avaliação das condições pré-existentes dos riscos, ou seja, na avaliação das configurações do trabalho em seu contexto micro e macro, que propiciam impactos negativos à saúde do trabalhador. Esta avaliação, para ser completa, deverá abarcar múltiplos níveis e incluir variáveis mediadoras e moderadoras.

A análise da Psicodinâmica do Trabalho oferece ferramentas de análise com maior propensão a avaliar as particularidades de cada contexto laboral e seus efeitos nos trabalhadores.

Embora a avaliação psicossocial no Brasil só esteja regulamentada a espaço confinado (NR-33) e em altura (NR-35), conhecer a psicodinâmica do trabalho em qualquer tipo de atividade permite a adoção de medidas preventivas ou mitigadoras dos riscos à saúde do trabalhador e a própria “saúde” da organização, afinal são as pessoas que vivificam as empresas.

RCP Consultoria ® Site: rcp.srv.br  Plataforma Ead: rcpconsultoria.lmsestudio.com


Posts Relacionados

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas

Baseada no artigo de @Paulo Fernando Silvestre Jr., publicado no seu canal Macac...

→ Leia mais...
Medir e Avaliar

Medir e Avaliar

Por Msc. Aline Barranco, gestora de RCP Consultoria Medir e Avaliar Em 201...

→ Leia mais...
A importância de um Plano de Cargos e Salários

A importância de um Plano de Cargos e Salários

O grande desafio na gestão de cargos e salários é a capacidade de criar e mant

→ Leia mais...
Aline Barranco

Aline Barranco


Msc. Aline Barranco: Psicóloga, mestre em tecnologia pelo CEFET-RJ - gestão em engenharia, Major do Comando da Aeronáutica ex-consultora e especialista do Comando, especialista em Gestão de Pessoas, atuando em projetos de consultoria na área pública e privada para planejamento estratégico, gestão de pessoas, remuneração estratégica, educação coorporativa, cultura e clima organizacional, modelagem e estrutura organizacional, gestão de resultados e competências, tendo atuado nos projetos do INPI, CEDAE, Tribunais de Justiça, INFRAERO, CEG, SUSEP, COPPE UFRJ, Prefeituras dentre outras. Consultora e Professora Convidada da Fundação Getúlio Vargas. Autora de artigos publicados em vários Congressos nacionais e internacionais e coautora do curso de gestão de pessoas na administração pública pela FGV On Line

→ Veja o Perfil Completo